Hoje vamos falar sobre o processo de fabricação e montagem da caixa d’água metálica. Ou, para sermos mais específicos, sobre o processo de solda, que é fundamental para garantir a qualidade dos reservatórios de água.
A montagem do reservatório inicia com a preparação da caixa d’água metálica. As chapas de aço são calandradas e chanfradas para serem unidas previamente através de ponteamento de solda, formando anéis. O tamanho desses anéis vai depender do tipo de reservatório. A caixa d’água tipo taça, por exemplo, terá anéis de diferentes tamanhos. Já a caixa d’água cilíndrica terá todos os anéis nas mesmas medidas.
Após a montagem da estrutura do reservatório metálico, inicia-se o processo de solda, que une os metais através do aquecimento. A FAZ FORTE utiliza o arame MIG cobreado revestido, seguindo os padrões da AWS – American Welding Society. A soldagem é feita tanto no lado exterior como no anterior.
Após realizar o tratamento anterior a pintura, com um produto desengraxante, decapante e fosfatizante, é preciso recortar com um pincel os locais eu foram soldados. Ou seja, essas áreas serão pintadas a mão cuidadosamente, sem a utilização de aparelhos, como o Airless. Só depois que todo o reservatório metálico foi recortado é que a pintura é iniciada. Nessa etapa já pode usar o Airless. Em geral, são realizadas duas demãos de tinta. Porém, se houver necessidade, pode aplicar mais uma camada. Na parte interna, é utilizada uma tinta epóxi poliamida. A aplicação é semelhante à pintura exterior. É preciso recortar as soldas e depois realizar duas demãos de tinta.
A importância de fazer o recorte é para certificar-se de que nenhuma porosidade, que a soldagem pode deixar, fique sem receber a tinta, assim o produto ganha em qualidade e durabilidade.
Comentários no Facebook