No Pará um estudante de 19 anos, do ensino médio, surpreendeu a todos ao criar um filtro para purificar água utilizando o caroço do açaí. A solução beneficiou dois problemas na região: o consumo de água sem tratamento e o destino dos caroços de açaí depois de retirar a polpa.
A pesquisa foi realizada em Moju/PA, onde o consumo de água nos bairros periféricos é feito diretamente da torneira, sem receber um tratamento adequado. O açaí possui um caroço rico em carbono, apresentando teor acima de 48%, o que possibilita usa-lo em velas de filtro simples, ajudando no processo de tratamento de água para consumo.
A produção do carvão deu-se em duas fases: a primeira é a impregnação de 2 kg do caroço de açaí em 2 litros de solução ativante em concentração comum de 40g/l de hidróxido de sódio (NaOH) e água. Depois foi realizado o processo de pirólise de amostra em forno de barro para a ativação. Após purificada, a água passou por análises e foi verificado que atendia o padrão de potabilidade da água estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS, 2005).
Este novo método é uma maneira eficiente de tratamento da água para o consumo humano, prevenindo inúmeras doenças e aumentando a qualidade de vida da população local. O Pará é um dos Estados líder no plantio e na produção de açaí, gerando anualmente cerca de 94 mil toneladas de caroço.
A descoberta ainda irá beneficiar o meio ambiente, pois o caroço é um material de difícil decomposição em virtude de apresentar auto teor de lignina.
Comentários no Facebook