A caixa d’água possui muitos modelos e tipos para diferentes espaços. Para as caixas d’água metálicas, é preciso que elas apresentem a tinta epóxi poliamida internamente.
Quer saber qual a função desse item? Acompanhe a seguir e boa leitura!
Epóxi poliamida: para que serve?
Toda caixa d’água metálica deve ser revestida internamente com tinta epóxi poliamida. Ela tem a função de proteger o reservatório e preservar a qualidade da água. A tinta, ecologicamente correta, é ideal como proteção anticorrosiva de superfícies de aço carbono.
Além de caixas d’água metálicas, a tinta epóxi é usada em plataformas de exploração de petróleo, navios, fábricas de papel e celulose e ainda alguns pisos. Este material é excelente pois proporciona resistência química e mecânica.
Tinta epóxi para caixa d’água
Antes de aplicar a tinta epóxi, é preciso preparar a caixa d’água metálica. Ela deverá ser isenta de pó, óleos ou gorduras e materiais em desagregação. Para ter essas condições, as chapas de aço carbono passam por processos desengraxantes, decapagem e fosfatizante.
Para pintar a caixa d’água com tinta epóxi poliamida, é indicado:
- o uso de uma pistola airless com pressão de 1.800 a 2.000 psi;
- mangueira ¼ ” de diâmetro interno;
- bico 19-27 e filtro malha 60.
Nas partes onde é necessário usar a trincha, é bom usar uma com 75 a 100 mm de largura para superfícies maiores e com 25 a 38 mm para pontos menores. Antes de usar, é importante armazenar a tinta epóxi em lata fechada, ao abrigo para evitar umidade e ter cuidado para a temperatura não passar de 40°C.
Na parte externa da caixa d’água metálica não há necessidade de aplicar a tinta epóxi poliamida. Um esmalte sintético, geralmente na cor branca, é suficiente para fazer a pintura. No entanto, é preciso aplicar o processo de desengraxantes, decapagem e fosfatizante para garantir que a caixa fique segura contra corrosão e ferrugem.
Quer ter uma caixa d’água metálica de qualidade? Entre no site da Faz Forte e conheça todos os nossos modelos de reservatório feitos em aço carbono com muita resistência!
Comentários no Facebook