Cuidar da água é uma obrigação de todos os cidadãos, principalmente relativo a evitar desperdício e preservar esse bem tão essencial. No que se refere a empresas e outros empreendimentos, a gestão dos recursos hídricos precisa de um plano de ação regulamentado e estruturado.
Mas, você sabe o que é de fato a gestão dos recursos hídricos, como ela funciona no Brasil e como realizar essa administração? Continue acompanhando o artigo do Blog da Faz Forte e se atualize sobre essas questões. Boa leitura!
O que são recursos hídricos?
Os recursos hídricos são toda a parcela de água doce disponível para o uso de toda a humanidade. Dessa forma, podemos entender que esses recursos também estão relacionados às águas superficiais e subterrâneas, ou seja, todas as fontes de água doce do mundo são consideradas recursos hídricos.
Por ser um recurso renovável, teoricamente, a água sempre estaria à disposição do homem. Porém, com o consumo excessivo nos centros urbanos e o descuido da população, a renovação da água ocorre de maneira defasada, se classificando em um estado de stress hídrico, necessitando assim da gestão hídrica.
Gestão de recursos hídricos no Brasil
Em uma tentativa de aumentar a relevância desse assunto e trazer mais conscientização para a população, o Brasil e outros países adotaram uma série de medidas para deixar o manejo da água mais sustentável. Confira algumas ações:
Código de água
Em 1934, o código de águas foi pioneiro para a criação de diversas legislações. Esse decreto de número 10.643 e está estruturado em três livros essenciais, sendo eles:
- águas em geral e sua propriedade;
- aproveitamento da água;
- forças hidráulicas e regulamentação da indústria hidroelétrica.
Ainda em vigor, o código de águas pune criminalmente todos aqueles que causarem danos ou perdas de água, cobrando também pelo uso dos recursos hídricos públicos. Essa lei ajudou outros países a estruturarem planos para proteção da água e até hoje é reconhecida pela sua grande relevância.
Lei das águas
Além do código das águas, o Brasil também conta com a Lei das águas, que foi promulgada em 1997. Graças a ela, foi instituída a Política Nacional dos Recursos Hídricos, que segue uma gestão levando em consideração qualidade e quantidade disponível na região.
A lei das águas é um instrumento poderosíssimo para a gestão dos recursos hídricos brasileiros, considerando que ela se baseia nos diversos usos da água e na participação da população e do governo sobre a situação hídrica.
Como fazer a gestão de recursos hídricos de forma eficaz?
Diante de todas as leis de incentivo para a preservação e economia da água, a gestão de recursos hídricos precisa seguir caminhos eficazes para todos os envolvidos. Para te ajudar nessa tarefa, confira abaixo algumas medidas que serão muito bem vindas para a sua gestão:
Estabeleça boas práticas
A melhor forma de não acabar com a água é cuidando de todo o recurso hídrico que temos hoje. As boas práticas de economia são essenciais para manter esse item disponível por muito mais tempo e para mais gerações.
Conscientize as pessoas ao seu redor para que haja uma mudança de comportamento, preservando a água de agora para um futuro mais tranquilo e próspero!
Invista em reservatórios seguros e confiáveis
Para cuidar da sua água e fazer uma boa gestão dos recursos hídricos, é imprescindível ter reservatórios vedados e um sistema de tubulação seguro. Isso evita desperdícios de água, vazamentos e outros tipos de problemas. Invista em equipamentos de qualidade para cuidar da sua água!
Conte com a Faz Forte para cuidar da sua água!
A Faz Forte tem mais de 20 anos de experiência na fabricação de reservatório e caixa d’água feitas seguindo os padrões ABNT. Contamos com os melhores fornecedores, criando projetos resistentes que com certeza farão a diferença na hora de cuidar da sua água.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!
Comentários no Facebook