A gestão de suprimentos, conhecida também como gestão da cadeia de suprimentos, é o processo necessário para gerenciar a movimentação dos produtos e serviços de fornecedores para clientes finais.
Este processo inclui todas as etapas intermediárias, como produção, transporte, armazenamento e distribuição. Seu papel é coordenar e também integrar os processos e as atividades necessárias para garantir materiais e serviços, permitindo que as necessidades do cliente sejam atendidas de forma econômica e eficiente.
A Faz Forte preparou o artigo a seguir com detalhes sobre a gestão de suprimentos. Leia mais e confira dicas essenciais para a sua eficácia!
Gestão de suprimentos na indústria
Uma gestão de suprimentos eficiente traz muitos benefícios para as empresas e auxilia nos processos industriais ou na construção civil, por exemplo. A gestão de obras e condomínios conta com algumas particularidades que precisam ser consideradas.
Gestão de suprimentos em obras
Envolve a gestão e a aquisição dos materiais necessários para o andamento da construção ou manutenção de edifícios, casas e outros locais.
Lembre-se de definir todas as necessidades de materiais e equipamentos com base no projeto da construção ou manutenção. É fundamental seguir todas as normas de segurança e qualidade.
Gestão de suprimentos em condomínios
Inclui os materiais e serviços utilizados na manutenção e conservação das áreas comuns e outras demandas do condomínio.
Como fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos?
A construção civil inclui diversas etapas, profissionais e processos. Fazer essa gestão de suprimentos de forma correta pode ser um diferencial na hora de manter os lucros da construtora e assim ter cuidado para controlar o orçamento.
Confira mais dicas importantes para fazer uma boa gestão de suprimentos em sua empresa!
Seleção de fornecedores
Um dos principais pontos de atenção tem relação com a escolha do fornecedor. Confiar nos fornecedores é um critério importante para otimizar a cadeia de suprimentos.
É importante avaliar alguns fornecedores, levando em consideração critérios como a qualidade dos produtos, preço, tempo de entrega, capacidade de produção, localização geográfica e reputação no mercado.
Planejamento das demandas
É uma das etapas mais importantes para a gestão de suprimentos, pois permite que as empresas prevejam as necessidades futuras de materiais e produtos. Isso garante mais organização e evita excessos ou faltas no estoque.
Tenha um bom gerenciamento de estoque
É fundamental para garantir a disponibilidade dos produtos para atender as demandas dos clientes. É recomendado utilizar técnicas de previsão de demanda, controle de estoque e planejamento de reposição.
Monitoramentos e avaliações
É ideal para identificar possíveis problemas e buscar iniciativas para melhorias. Pode acontecer através dos indicadores de desempenho, sendo eles:
-
custos de produção;
-
tempo de entrega;
-
nível de estoque;
-
qualidade dos produtos;
-
pesquisa de satisfação com o cliente.
Para ter uma gestão eficiente, é importante ter uma comunicação integrada e colaborativa juntamente com o uso de tecnologias mais avançadas, como rastreamento de produtos e análise de dados.
Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de suprimentos, aproveite para conhecer mais conteúdos e serviços da Faz Forte e fique por dentro da importância do monitoramento da qualidade da água no seu empreendimento!
__
Comentários no Facebook