Se você gosta de cozinhar, também é fã dos temperos, cada vez mais presentes em hortas presentes na própria residência. Ter o tempero sempre a mão facilita o preparo do alimento além de você ter a garantia de procedência já que terá cuidado próprio.
O cultivo e manutenção são fáceis com plantas que podem ser colhidas em até 30 dias, em uma horta em sua casa ou apartamento.
Confira alguns temperos para plantar e como cuidá-los.
Manjericão.
O manjericão precisa ser cultivado a temperatura maior que 18° C, em regiões quentes é um tempero que pode ser cultivado o ano inteiro. Além da temperatura, é necessária luminosidade e uma exposição de pelo menos três horas de sol por dia. No solo em que a muda for plantada deve receber irrigação diária e moderada. Pode ser colhido entre 60 a 90 dias após o plantio.
Orégano
Popularmente conhecido por ser usado em pizzas, o orégano também é bastante utilizado em molhos e assados. A temperatura ideal é entre 21°C e 25°C, mas o orégano é bem adaptável, sobrevivendo a temperaturas mais altas ou bem mais baixas. É recomendado que o solo não fique seco por muito tempo nem muito úmido. O orégano precisa receber, pelo menos, 4 horas diárias de luz solar direta e, quanto mais luz solar receber, mais aromáticas crescerão as folhas. O orégano pode ser colhido quando a planta atingir cerca de 20 centímetros de altura.
Hortelã
Como tem raiz muito profunda, recomenda-se que seja plantada isolada em um vaso, para que não atrapalhe o desenvolvimento das plantas vizinhas. Deve ser plantada em local de temperatura amena e bem protegida do vento, que impede seu crescimento. O ideal é que o solo em que a hortelã está plantada esteja sempre úmido e nunca fique seco durante o desenvolvimento. O melhor momento para colher é hortelã é quando está florescendo, momento em que o sabor e o aroma estão mais intensos.
Pimenta
Com sabor picante, a pimenta é bastante utilizada em molhos, temperos e conservas, além de acompanhamento durante a refeição. Assim como a hortelã, deve ser plantada em vaso isolado, já que precisa de bastante espaço para se desenvolver. As pimentas devem ser plantadas em local que não ultrapasse os 34°C. É preciso ficar atento às particularidades de algumas espécies. Algumas pimentas, como a Jalapeño, precisam ser cultivadas em climas mais úmidos; outras, como a Habanero, preferem climas completamente secos. Independentemente da espécie, as pimentas se desenvolvem melhor em ambientes muito bem iluminados. A colheita da pimenta varia entre 80 e 150 dias após o início do cultivo.
Comentários no Facebook