O Brasil possui um quinto das reservas hídricas do mundo, parece muito, mas não são todos que possuem acesso a água própria para consumo e a saneamento básico. Dados apontam que cerca de menos da metade, aproximadamente 48,6 % da população brasileira é atendida por serviços de esgoto e apenas 39% das residências têm seus rejeitos tratados.
Os recursos hídricos são importantes em todos os setores, da população as indústrias e agricultura, mas segundo dados de 2013 embora 82,5% dos brasileiros tenham acesso água, somente 43% dos domicílios entre os 40% mais pobres têm vasos sanitários ligados à rede de esgoto.
A água recebe poluentes diretamente jogados, ou processados em tanques sépticos desregulados, o que trás graves consequências para a qualidade dos recursos hídricos assim como para o bem- estar da população.
Em meio a deficiência no serviço de saneamento algumas atitudes podem minimizar os impactos a saúde, como possuir um tanque metálico para água potável, caixas d’água sob medida para consumo e mantê-las sempre limpas e higienizadas, reservas de água garantem um pouco de segurança na hora do consumo da água, da limpeza e preparo dos alimento, evitando doenças intestinais ou ocorrências de diarreias e problemas decorrentes da falta de saneamento.
Comentários no Facebook