Um antigo parque fabril será transformado numa cidade totalmente sustentável. O local fica em Fujisawa, no Japão. Entre as metas está diminuir em até 30% o consumo de água no local. Isso acontecerá através do reuso de água da chuva, torneiras com sensores e arejadores. A energia também será sustentável, sendo proveniente de fontes renováveis, como a solar.
O plano será participativo, ou seja, os moradores que colaborarem com a iniciativa e atingirem os objetivos da cidade, como economizar energia, serão recompensados através de descontos em taxas de juros de financiamento imobiliário.
Os imóveis também serão sustentáveis, pois receberão iluminação natural constante, evitando aquecedores e refrigeradores de ambientes. As ruas ganharam luzes de baixo consumo e recarga para carros elétricos. Haverá incentivo para o uso de bicicletas através de ciclovias e estacionamento para elas.
A área onde será construída a cidade é de 19 hectares, equivalente a 24 estádios do Morumbi. Batizada de Fujisawa Sustainable Smart Town, a cidade receberá os primeiros habitantes em abril de 2014 e até 2018 cerca de mil famílias deverão povoar o local.
O projeto é desenvolvido pela multinacional que operava no parque fabril. O investimento é de 1,3 milhão de dólares. O objetivo da empresa é que este seja um exemplo a ser seguido em diversas partes do mundo. Com as soluções apresentadas irão economizar em até 70% as emissões de gás carbônico em relação aos níveis detectados na região na década de 90.Com informações do Blog Docol.
Comentários no Facebook