Mesmo com água em abundância, não para de crescer no Brasil o consumo de água engarrafada ou mineral. A água “torneiral”, como popularmente é chamada, é usada pela maioria apenas para limpeza e outras tarefas domésticas. Em países desenvolvidos, a água distribuída pela população é consumida normalmente, muitas vezes sem necessidade de purificadores.
Em alguns países existem até inspeção, como na Inglaterra, onde a água fornecida segue medidas de segurança e dispensa outros tratamentos domésticos tradicionais como a filtragem. Nos Estados Unidos, a água também da torneira foi considerada pela associação de consumidores que independente de ser filtrada, esta é melhor que a água engarrafada.
Então podemos concluir que no Brasil a água também é de boa qualidade. Depende. A água fornecida pelas distribuidoras passa por rigorosos tratamentos, e são consideradas potáveis para o consumo. No entanto, é preciso lembrar que ela vem através de canos e fica armazenada na caixa d’água. Como a limpeza do cano é algo praticamente impossível de ser feita, cabe a cada um cuidar da purificação do reservatório. A caixa d’água doméstica deve ser limpa a cada seis meses, já as caixas d’água de grande porte podem receber estes cuidados a cada ano. Por isso é aconselhável purificá-la.
A água filtrada é mais benéfica, mas quando comparada à água engarrafada ou mineral a diferença para a saúde não é muito significativa. Vale lembrar que nem toda água engarrafada é considerada mineral e que o marketing em cima delas é forte, pois essas duas são associadas a um estilo de vida saudável.
Comentários no Facebook