Os reservatórios metálicos são indispensáveis em muitos empreendimentos e condomínios residenciais. Esses itens são responsáveis por armazenar e distribuir água para inúmeras demandas diárias. Mas, você sabia que muitos problemas podem ser causados devido à falta de manutenção na caixa d’água?
Para explicar tudo sobre o assunto, o blog da Faz Forte preparou o conteúdo a seguir, repleto de dicas essenciais para a manutenção correta em caixas d’água de grande porte, contribuindo para o consumo de água de qualidade, confira!
Entenda a importância da manutenção da caixa d’água
São muitas as razões para manter uma rotina de cuidados com a caixa d’água. Confira os principais:
-
qualidade da água: a falta de manutenção pode prejudicar a potabilidade da água e aumentar os riscos de proliferação de bactérias e outros microorganismos indesejados;
-
evita contaminações: o consumo de água contaminada pode causar muitos problemas e doenças;
-
identifica vazamentos: com o tempo, pode ser necessário realizar alguns reparos na estrutura;
-
soluciona danos: a manutenção é o momento ideal para detectar danos e buscar soluções em tempo hábil;
-
aumenta a vida útil: a durabilidade é prolongada e isso gera economia para o bolso.
Como fazer a manutenção da caixa d’água de metal?
Para manter a potabilidade da água, a Faz Forte preparou um tutorial de manutenção e preservação do reservatório metálico.
1º passo
Observe se há algum vazamento visível e utilize equipamentos de proteção individual. Depois, desligue o abastecimento de água e esvazie a caixa d’água totalmente.
2º passo
Tenha certeza de que retirou todo o líquido no interior, é comum encontrar sedimentos e outros resíduos no fundo do reservatório. Utilize uma escova de cerdas macias para remover a sujeira acumulada no fundo.
3º passo
Esfregue a escova de cerdas macias dentro e fora da caixa d’água e utilize um pano limpo e úmido para passar em seguida. Esse processo deve ser realizado nas paredes, fundo e teto.
4º passo
Confira se as instruções do fabricante incluem alguma etapa de desinfecção. Geralmente, é sugerido usar alguma solução de água com substâncias desinfetantes para tratar as superfícies do reservatório. Deixe agir pelo tempo recomendado.
5º passo
Se você identificar pontos de corrosão na caixa d’água ou qualquer problema com as válvulas e tubulações, prossiga com as correções necessárias ou chame um especialista para fazer a reforma do reservatório metálico.
Depois, é preciso limpar e partir para a pintura do reservatório, se necessário.
6º passo
Hora de enxaguar a caixa d’água. Utilize água limpa para remover qualquer resíduo que afete a qualidade do líquido que será armazenado posteriormente.
7º passo
Confira se tudo está em seu devido lugar e restabeleça o abastecimento de água para encher o reservatório. Após cheio, mantenha o monitoramento da qualidade da água, observando a cor, o odor e o sabor.
A limpeza da caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada seis meses. Mesmo com seus devidos cuidados, ainda é necessário o uso de filtros e purificadores para o consumo adequado.
Pronto, agora você sabe como manter a caixa d’água limpa e sabe tudo sobre a correta manutenção da estrutura da caixa d’água!
Se deseja saber quem conserta caixa d’água ou quer investir em um reservatório resistente e adequado às normas ABNT, entre em contato com a Faz Forte e tire todas as suas dúvidas com quem mais entende do assunto!
Comentários no Facebook