Existem diversas maneiras de purificar a água naturalmente e uma delas é pela Desinfecção Solar. O método é simples, sustentável e uma ótima solução para ter água de qualidade, utilizando um tratamento doméstico que não tem praticamente custos.
O método usa a energia solar para destruir os microorganismos patogênicos, causadores da contaminação da água. Isso acontece porque os microorganismos patogênicos são vulneráveis aos efeitos da luz solar: radiação no espectro da luz UV-A (comprimento de onda 320-400nm) e calor (aumento de temperatura da água). A combinação destes dois efeitos torna o método ainda mais eficaz.
No entanto, a FAZ FORTE ressalta que o sistema é ideal para desinfetar apenas pequenas quantidades de água, de baixa turvação. No processo, a água é colocada em garrafas plásticas transparentes (tipo PET) e exposta à luz solar durante seis horas. Este período é suficiente para eliminar os microorganismos causadores de doenças.
Se o tempo não estiver ensolarado, e as garrafas ficarem expostas em tempo nublado por no mínimo três horas, será necessária uma exposição maior, de aproximadamente dois dias consecutivos. Só assim a água estará boa para ser consumida.
Há ainda como deixar o método mais eficaz. Para isso as garrafas de plástico precisam ser acomodadas em superfícies refletoras da luz solar, como placas de alumínio e ferro.
Uma dica importante é que, em determinados locais, onde a incidência luz solar é muito intensa, a temperatura da água poderá ser superior a 50°C. Neste caso, apenas uma hora de exposição será suficiente para atingir o objetivo de água pura.
A eficiência do tratamento pode ser melhorada se as garrafas de plástico estiverem acomodadas em superfícies refletoras da luz solar, como alumínio ou placas de ferro onduladas.
Comentários no Facebook