Uma cidade do interior paulista realizou uma campanha para reduzir o consumo de água durante dois meses. O resultado foi além do esperado: 30% de economia em relação ao consumo de 2012. A ação pioneira foi realizada na cidade de São Roque/SP com o objetivo de reeducar os hábitos de consumo.
Cerca de 90 moradias participaram da campanha que recebeu o nome de “Disputa de Casas”. Juntas, as casas economizaram cerca de 80 caminhões-pipa, ou seja, 780 mil litros de água, volume suficiente para suprir o consumo de todos os participantes por 2 anos e meio.
Do total de inscritos, 81% conseguiu diminuir a média de consumo e o premio foi uma lava-louças e detergentes por um ano dos patrocinadores da campanha. As lava-louças foram entregues aos participantes no início da competição e, juntamente ao trabalho de reeducação, foram indispensáveis para o alcance do resultado final.
De acordo com a Sabesp a campanha irá continuar em outras localidades e a cidade que irá sediar a campanha em 2014 será a capital paulista. Há ainda um projeto para uma “Disputa de Colégios”, que alcançará 50 mil alunos de todo o estado de São Paulo.
Os participantes de São Roque, além de receber as lava-louças no início da campanha, foram submetidos a workshops e eventos educativos, onde receberam cartilhas e adesivos com informações motivacionais que mostravam como pequenas mudanças na rotina poderiam economizar água e, consequentemente dinheiro.
A campanha utilizou a lava-louça como premiação por tratar de um utensílio economizador de água, que pode diminuir o consumo em até 6 vezes se comparado a lavagem manual. Em geral, a cozinha é o segundo ambiente de uma residência que mais gasta água, perdendo apenas para o banheiro.
Com informações da Sabesp
Comentários no Facebook