Com as mudanças climáticas ocorrendo com uma frequência maior, é necessário estar atento ao que isso pode provocar em todos os setores industriais, especialmente o da construção civil. Afinal, o clima pode afetar diretamente esse importante setor da nossa sociedade.
Além disso, com o aquecimento global, as variações climáticas estão cada vez mais imprevisíveis. Como consequências das mudanças climáticas surgem fortes tempestades, seca, chuvas torrenciais fora de época, umidade, entre outros fenômenos que afetam não só a construção civil, mas também o comportamento das pessoas.
Continue lendo o conteúdo a seguir e saiba tudo sobre o que é mudança climática, de que maneira ela afeta a construção civil e como se preparar para isso. Boa leitura!
Mudança climática: o que é e como afeta a construção civil?
As mudanças climáticas são transformações nos padrões de temperatura e clima ao longo do tempo, podendo serem naturais ou causadas pelas atividades humanas no planeta Terra, como a emissão de gases de efeito estufa.
Como consequência de tais mudanças, encontram-se temperaturas de frio ou calor excessivos, tempestades, entre outros fatores que acabam gerando algum impacto na construção civil.
Já no Brasil, as mudanças climáticas afetam todas as regiões, seja pelo excesso ou falta da chuva, em alguns momentos a umidade relativa do ar mais alta, tudo isso característico do clima subtropical, predominante no país.
Todas essas mudanças acabam afetando a infraestrutura de edifícios, além de reduzir a vida útil das construções civis, gerando assim, mais manutenções.
A importância do planejamento da obra
Ter um bom planejamento antes de começar a construção de sua obra é imprescindível, sobretudo quando se fala em mudanças climáticas. Por isso, quando for planejar sua construção, tenha em mente de que maneira a natureza pode impactar a sua obra.
Sendo assim, evite construir em áreas de risco, como margens de rios, manguezais, morros com risco de desabamento de terra ou locais com histórico de inundação.
Investir em uma análise de solo pode ser muito útil ao realizar o planejamento de sua obra, bem como apostar em terraplanagens seguras, evitando assim deslizamentos e desmoronamentos.
Lembre-se de projetar suas edificações para serem resistentes a eventos climáticos de grande incidência.
Saiba mais sobre como gerir melhor a água em canteiros de obras da construção civil!
A execução da obra e o clima
O Brasil é um país com vasta extensão territorial, por isso, há locais que serão afetados pela seca e outros por fortes chuvas, o que acaba influenciando no material utilizado no momento da construção.
Uma das mudanças que mais afetam na hora de pôr a obra em prática é a umidade relativa do ar, que gera impacto na secagem do concreto, por exemplo.
Lembrando que além de afetarem o acabamento da construção, as mudanças climáticas geram gatos maiores e um comprometimento para com a sustentabilidade do meio ambiente.
Por isso, aqui vão algumas dicas:
-
invista em técnicas e materiais mais sustentáveis;
-
implemente soluções de drenagem e gestão da água;
-
adote o uso de fontes de energia mais sustentáveis.
Veja como aplicar a sustentabilidade na construção civil!
Como as mudanças climáticas afetam no pós-obra?
Após ter lido sobre como o planejamento e a execução da obra serem fundamentais para se preparar aos efeitos das mudanças climáticas, também é importante ter atenção com alguns cuidados após a construção estar pronta e entregue.
Sabe-se que toda edificação traz manutenção, mas é importante prever que isso não ocorra frequentemente devido às mudanças de clima.
Sendo assim, invista em telhados firmes e resistentes a vendavais, bem como uma estrutura reforçada para comportar o telhado, além disso, lacrar bem portas e janelas também é útil para que fortes ventos não afetem a construção.
Dessa forma, você garante maior durabilidade e qualidade à sua construção quando existe a possibilidade de intempéries climáticas ocorrerem.
A Faz Forte se preocupa em relação aos efeitos das mudanças climáticas na construção civil. Continue no blog e acesse mais conteúdos interessantes!
.
Comentários no Facebook