Para quem prometeu que em 2014 faria mais caridade existe uma opção diferenciada: doar água. A Ong Charity Water, que desde 2006 trabalha para levar água a quem não tem acesso ao recurso através de arrecadação financeira para construir poços artesianos e estruturas de saneamento em países carentes da África, Ásia, América Central e América do Sul. A idéia surgiu através de um fotógrafo americano que em seu aniversário de 31 anos pediu como presente doações para a construção de poços em Uganda.
De acordo com a instituição é preciso US$ 6 mil para a construção de um poço. Este valor é pequeno quando comparado aos custos relacionados à infraestrutura, como saneamento básico.
As doações são feitas através do site www.charitywater.com e podem ocorrer de maneira individual ou coletiva, a exemplo da idéia que originou a Ong. É possível efetuar o pagamento através do cartão de crédito ou pelo PayPal.
Quando arrecadado, o dinheiro é enviado às equipes próximas do local que receberá o novo poço. Todo o trabalho é feito por voluntários. Em 2013 foram construídos 10 mil poços e mais 3,5 milhões de pessoas conseguiram ter acesso à água potável. A meta da Ong é que até 2020 100 milhões de usuários tenham acesso ao recurso.
Segundo a ONU, nações que dispõem de até 1,7 mil m³ de água por pessoa estão em condição de “estresse hídrico”. Já os locais onde a quantidade por pessoa é inferior a 1000 m³ estão em situação de “grave penúria de água”.
Na África existem diversos países que se encaixam nessas situações, em especial no centro-norte, que tem clima árido se semi-árido.
Comentários no Facebook