Após um verão atípico, onde foram registradas 7 das 10 temperaturas mais altas desde 1933, começou ontem (20) o outono. Com essa mudança, é esperado que as temperaturas diminuam e que o tempo seco permaneça, por isso é necessário ter mais cuidados com a saúde.
Nesta época do ano, que antecede o inverno e vai até 21 de junho, é comum aumentar a incidência de doenças respiratórias. Isso acontece porque com as temperaturas um pouco menores, as pessoas tendem a ficarem mais próximas em locais fechados.
Especialistas recomendam que, durante o tempo seco, as narinas devem ser lavadas com soro fisiológico. Mas atenção, medicamentos não devem ser usados sem recomendação médica. Outra indicação é tomar a vacina da gripe.
A partir de abril já é possível tomar esta vacina. Após os 6 meses de idade todos podem ser vacinados, porém existe um grupo de risco que podem desenvolver complicações secundárias, por isso eles tem preferência na vacinação. São eles: idosos a partir de 60 anos, cardiopatas, diabéticos, profissionais da saúde, gestante, entre outros.
Com a higiene também é preciso ter maiores cuidados. Usar álcool em gel é uma ótima opção para manter as mãos limpas, uma vez que a maior parte das doenças é transmitida pelo contato com as mãos. É importante ainda lavar edredons, cobertores, malhas e moletons antes de usar para evitar alergias. Confira abaixo outras dicas da FAZ FORTE:
- Evite ficar por muito tempo em ambientes fechados e aglomerados;
- Fique atento à hidratação. Beba muita água.
- Se alérgico, evite lugares com carpetes e cortinas.
- Evite horários de tráfego intenso, a poluição é extremamente prejudicial à saúde.
Comentários no Facebook