A Sabesp, companhia de distribuição de água de São Paulo está incentivando os consumidores a reduzirem o consumo de água. Dessa maneira é evitado o racionamento de água e os consumidores ganham desconto em suas contas.
Segundo informações da Sabesp, na primeira semana de incentivo de economia, é estimado que 500 litros de água foram poupados por segundos. Na segunda semana, o racionamento foi de 2.120 litros/segundo e, na terceira e quarta semana foram economizados 2.320 e 3 mil litros por segundo. A Sabesp irá manter o desconto nas tarifas até agosto ou até os níveis dos reservatórios voltarem ao normal.
Mesmo com a economia, o nível dos reservatórios continua sendo preocupante. O índice pluviométrico acumulado em fevereiro do Sistema da Cantareira, responsável pelo abastecimento de 47% da grande São Paulo, está 73 milímetros menos que a metade da média histórica que é de 184,1 milímetros. O índice atual é o pior atingido pelo sistema desde 1974 quando foi construído.
Veja dicas de como economizar água:
1- Sempre verifique se as torneiras estão bem fechadas. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros desperdiçados em um único dia.
2- Um banho em chuveiro elétrico com duração de 15 minutos e com o registro meio aberto são gastos 144 litros de água. Se fechar o registro e diminuir o tempo gasto, o consumo fica em torno de 50 litros.
3- Uma descarga utiliza cerca de 20 litros d’água. Então, aperte-a apenas quando necessário.
4- Lavar o carro com uma mangueira pode gastar até 560 litros d’água em 30 minutos. Portanto, use balde.
5- Para regar as plantas são gastos aproximadamente 186 litros de água em 30 minutos. Uma maneira de economizar é guardar a água da chuva e usá-la para molhar as plantas pela manhã.
Comentários no Facebook