Poços artesianos e caixas d´água abastecem lugares distantes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O poço artesiano é uma boa alternativa para conseguir água potável em locais que não são abastecidos pelo fornecimento público. Junto a ele é necessária uma caixa d’água de grande porte para armazenar a água captada. No entanto, no Brasil, essa prática só é permitida em lugares onde não há fornecimento público.

A caixa d'água ideal será indicada pela empresa que perfurar o poço

A caixa d’água ideal será indicada pela empresa que perfurar o poço

Os poços artesianos podem ter de 100 a 1500 metros de profundidade, enquanto que os poços comuns chegam aproximadamente aos 20 metros. Foi preciso proibir a prática em lugares abastecidos pelas concessionárias devido ao aumento da população, industrialização e uso de terras.

Ainda existem lugares onde existe a abertura clandestina de poços artesianos, como no Distrito Federal. Lá, segundo pesquisadores da Universidade de Brasília, existem pelo menos 20 mil captações de recursos hídricos ilegais. Se essa situação não for contornada, em 15 anos a água subterrânea do Distrito Federal pode acabar.

Para que não haja prejuízos ambientais é preciso uma outorga, ou seja, uma autorização junto ao órgão responsável pela distribuição de água local. Em geral, a empresa que for perfurar o poço já orienta sobre esses e demais cuidados que devem ser tomados, assim como dará sugestões de qual modelo de caixa d’água é mais indicado para armazenar a água extraída.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?