A reciclagem do aço é um processo fundamental para a sustentabilidade na construção civil. A seguir, a Faz Forte explorará em detalhes o funcionamento da reciclagem do aço, as vantagens do uso de aço reciclado, e por que ele é uma escolha inteligente para a construção civil. Boa leitura!
Aço reciclado x Aço virgem: qual a diferença entre os dois?
Existem diferenças entre o aço reciclado e o aço virgem, sendo a principal o processo de produção. Isso ocorre, pois o aço virgem é produzido a partir de minério de ferro extraído da terra, enquanto o aço reciclado é fabricado a partir de sucata de aço, que é derretida e reformada.
A qualidade do aço reciclado é tão alta quanto a do aço virgem, mas seu processo de produção é considerado mais sustentável, consumindo uma quantidade menor de energia. Além disso, o uso de aço reciclado reduz a emissão de gases de efeito estufa.
Entenda o processo de reciclagem do aço
A reciclagem do aço é considerado um processo complexo por envolver uma série de etapas para garantir que o aço reciclado tenha a mesma qualidade e propriedades do aço virgem. Confira abaixo algumas das etapas.
Coleta
A primeira etapa envolve a coleta e triagem da sucata. A sucata do aço tem a possibilidade de ser obtida por diferentes fontes, como:
- resíduos industriais: sucata gerada durante o processo de fabricação em indústrias;
- resíduos de construção: são as estruturas de aço de edifícios demolidos;
- automóveis antigos: carros fora de uso em que são desmontados e posteriormente reciclados.
Separação
Após a etapa de coleta, a sucata de aço precisa ser separada de outros materiais como plásticos, metais não ferrosos, vidro e outros detritos. Durante esse processo são geralmente utilizados ímãs poderosos responsáveis por atrair o aço, separando assim de outros materiais.
Trituração e fusão
A sucata de aço que foi separada será triturada em pedaços menores. Esse processo vai facilitar a manipulação e acelerar o derretimento do aço nos fornos. Trituradores e fragmentadores são usados para reduzir o tamanho da sucata a fragmentos manejáveis.
Em seguida, os pedaços triturados de aço são levados para um forno de arco elétrico (EAF) ou um alto-forno e derretidos em temperaturas altas. Na fusão os pedaços se transformam em estado líquido, permitindo a remoção das impurezas.
Purificação e moldagem
Durante a etapa de fusão diferentes técnicas são utilizadas para realizar a purificação do aço líquido e remover impurezas. Para isso poderá ser incluído a adição de substâncias químicas ligadas às impurezas e flutuam para a superfície, sendo removidas. Além disso, a desoxidação também pode ser realizada para otimizar a qualidade do aço.
Já na moldagem o aço purificado será derramado em moldes para formar:
- barras;
- chapas;
- vigas.
Após a moldagem o aço vai passar por um processo de resfriamento para se solidificar e ter força.
Entenda o uso do aço reciclado pelo mundo
Com o aquecimento global aumenta a preocupação com a sustentabilidade, principalmente na área de construção civil. O Brasil, hoje, ocupa o quarto lugar entre os países que mais concentram edificações feitas a partir de critérios ambientalmente corretos. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, seguidos pela China e Emirados Árabes Unidos.
Este conceito está amadurecendo e se consolidando na cadeia produtiva da construção civil. Antes, uma obra que seguia critérios sustentáveis chegava a ser 30% mais cara que as comuns e atualmente a diferença é de apenas 5%. Porém, um imóvel que segue essa tendência chega a ter 30% de valorização após pronto.
Uma das opções para quem deseja entrar nessa onda verde é escolher por caixas d’água metálicas, feitas em aço carbono. Esse material é 100% reciclado, e pode passar por esse processo por indefinidas vezes sem perder a qualidade, mantendo as características como resistência e dureza.
A Sociedade Americana de Engenharia Civil aponta que a reciclagem de sucata de aço reduz em 90% a geração de resíduos minerais; em 90% o consumo de matérias-primas naturais e em 70% a energia necessária para a produção de aço novo.
O aço é um dos líderes no ranking dos materiais mais recicláveis do mundo. O setor produtor valoriza e estimula a coleta e reciclagem do aço em produtos no final da vida útil. Assim ele pode ser usado em outros produtos sem perder a qualidade.
Indústrias que utilizam aço reciclado
O aço reciclado pode ser amplamente utilizado em diferentes indústrias por conta da sua qualidade, sustentabilidade e eficiência de custos. Aqui estão algumas das principais indústrias que se beneficiam do uso de aço reciclado.
Construção Civil
A indústria da construção civil é um dos maiores consumidores de aço reciclado. O aço é utilizado em uma variedade de aplicações:
- estruturas de edifícios: vigas, colunas e estruturas de suporte.
- pontes: são estruturais que exigem alta resistência e durabilidade.
- infraestrutura: tubulações, ferrovias e componentes de infraestruturas urbanas.
Automotiva
Já a indústria automotiva usa aço reciclado para a fabricação de diversas partes e componentes de veículos.
- Componentes estruturais: estruturas de suporte e partes do chassi.
- Carrocerias: as chapas de aço são utilizadas para a fabricação de painéis e carrocerias.
- Peças mecânicas: alguns componentes como eixos, engrenagens e sistemas de suspensão.
O aço reciclado também pode em outros setores da indústria, como:
- embalagens;
- eletrodomésticos;
- máquinas e equipamentos.
Benefícios do uso de aço reciclado nas Indústrias
O uso do aço reciclado vai proporcionar uma série de benefícios:
- eficiência energética: no processo de reciclagem o consumo de energia é menor do que a produção de aço virgem.
- redução de custos: menor custo de produção devido ao menor consumo de energia e menor preço da matéria-prima.
- sustentabilidade: contribui para a redução da extração de recursos naturais e a diminuição de resíduos.
- incentivos fiscais: empresas que optam por utilizar materiais reciclados são beneficiadas por incentivos fiscais e políticas de sustentabilidade.
Invista nas caixas d’água da Faz Forte produzidas com aço carbono e contribua para a sustentabilidade ambiental. Agora que já sabe como funciona a reciclagem do aço, continue no blog da Faz Forte e saiba como aplicar a sustentabilidade na construção civil.
Comentários no Facebook