A qualidade da água não depende apenas da concessionária. O consumidor final também precisa fazer a sua parte. Em prédios residenciais ou comerciais, habitualmente são instalados reservatórios de grande porte, que precisam de limpeza e manutenção periódicas, assim a água é mantida em boas condições para suprir as necessidades de todos.
Para que a água fique armazenada de maneira segura no reservatório, é preciso lavá-la a cada seis meses. Em geral, prédios têm duas caixas d’água, o que facilita a limpeza, já que é preciso esvaziá-la antes de iniciar o processo de purificação.
É preciso que as caixas d’água estejam sempre limpas, por isso é importante alternar o período de higiene entre elas, sempre respeitando o período semestral. Isso ajudará a manter o bom funcionamento, evitará prejuízos materiais e garantirá a saúde dos usuários. Reservatório sem manutenção pode conter vazamentos, que podem prejudicará a estrutura do prédio.
Veja sugestões de como proceder durante a limpeza dos reservatórios:
1- Esvazie a caixa d’água;
2- Escove bem as paredes e o fundo da caixa d’água com uma escova de nylon;
3- Use um jato forte de água limpa para lavar as paredes;
4- Faça uma mistura de uma parte de água sanitária para cinco partes de água e passe a solução com um pano limpo nas paredes;
5- Deixe a solução agir por 30 min, assim há tempo de desinfetar o reservatório;
6- Enxágue muito bem e espere escorrer toda a água.
Comentários no Facebook