Essa prática, nada mais é do que uma medida para aliviar o problema da escassez no semiárido. Uma vez que a água tem sido um recurso cada vez mais restrito, tanto em quantidade, como em qualidade, isso afeta o desenvolvimento socioeconômico de empreendimentos da região.
A água de reuso, inclusive, é armazenada em sistemas industriais, onde são encontrados, por exemplo, os bebedouros para gado. Esses reservatórios são usados para facilitar o consumo de água pelos animais em locais onde não há fontes naturais.
O reuso acaba funcionando como uma alternativa para os agricultores próximos às cidades, que cada vez mais buscam cuidar da água no campo e dependem desse bem para o sucesso de seus negócios.
Como funciona seu sistema?
O sistema de reuso da água na agricultura funciona como um reaproveitamento de águas anteriormente utilizadas no comércio, residências e indústrias, que são tratadas em estações de tratamento de esgoto.
Após isso, não são utilizadas diretamente para o consumo e sim para atividades que não dependem do uso de água potável, como por exemplo:
- geração de energia;
- refrigeração de equipamentos;
- lavagem de carros;
- irrigação de campos para cultivo;
- combate a incêndios;
- limpeza de ruas;
- irrigação de jardins, entre outros.
Isso acontece devido à grande quantidade de matéria orgânica presente na água, mesmo após seu tratamento. O que deixa claro a importância de ter uma caixa d’água de reúso de qualidade e de realizar limpeza com regularidade, possibilitando remover os sedimentos depositados no fundo e reduzir a quantidade de alimentos disponíveis para os micro-organismos.
Dentro disso, há dois tipos de reuso:
- indireto: quando a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio;
- direto: é o uso planejado da água residuária, quando são realizados tratamentos e essa água é transportada até seu local de uso, porém, sem ser lançada nele.
Principais vantagens do reuso da água na agricultura
A prática do reúso de água na agricultura é tão importante, que possui uma série de vantagens, como;
- reserva os recursos hídricos e diminui sua utilização indiscriminada;
- maior economia dos recursos hídricos;
- reduz os gastos com fertilizantes químicos;
- serve para atender localidades em que a existência desses recursos é escassa;
- possibilita que alguns dos elementos residuais que permanecem nas águas após o tratamento possam ser benéficos para as lavouras;
- aumenta a fertilidade dos solos;aumenta a produção agrícola.
Entenda mais sobre a prática do reúso na Faz Forte!
Aqui na Faz Forte, você encontra tudo sobre esse tema e ainda descobre produtos essenciais para seus negócios.
Para entender mais sobre essa prática, de forma fácil e também conferir todos os nossos produtos, conheça o blog da Faz Forte!
Comentários no Facebook