O IBGE realizou um levantamento sobre a situação dos rios brasileiros e o resultado foi crítico. Os indicadores mostraram que nas regiões metropolitanas a condição é pior, principalmente em São Paulo e Curitiba.
A FAZ FORTE irá mostrar alguns dos rios mais poluídos. Confira abaixo:
Rio Tietê
O rio atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios com 1010 km². Ele está no topo do ranking por receber todo esgoto domestico e industrial da região metropolitana. De 34 cidades, 19 não fazem tratamento de esgoto que é descartado diretamente no rio Tietê, cerca de 690 toneladas de esgoto. Na década de 90, a mancha de poluição sobre o rio chegou a cem quilômetros, no entanto tem reduzido gradualmente no decorrer das obras do projeto Tietê.
Rio Iguaçu
O maior rio do estado do Paraná tem o nível elevado de poluição por dois fatores: passivo ambiental, presente há décadas por falta de saneamento ambiental e também o grande número de moradores em torno do rio.
Rio Ipojuca
Atravessa diversos municípios de Pernambuco, nascendo em Arcoverde, no Sertão, e desaguando em Suape, Sul do Grande Recife.
Rio Gravataí
Sua bacia hidrográfica possui uma área de aproximadamente 2.020 km². O motivo da poluição é mais uma vez o esgoto jogado no rio sem tratamento, além de resíduos sólidos largados por comunidades que trabalham com reciclagem e criam porcos.
Rio Paraíba do Sul
O rio atravessa o região do Vale da Paraíba, banhando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Ele nasce no estado de São Paulo, fazendo um percurso de 1.120 km até a foz em Atafona, no Rio. Os agentes poluidores são resíduos industriais, extrativistas da pecuária e agricultura. Há ainda a extração mineral de areia que altera o curso dos rios, derrubando as matas ciliares, aumentando o assoreamento. Com informações do Portal Ecodesenvolvimento.
Comentários no Facebook