A partir de outubro deste ano a cidade de São Francisco, na Califórnia-EUA, irá proibir a venda de água em garrafas plásticas. A cidade, que é conhecida por lançar tendências, foi a primeira a adotar a medida no país.
A decisão foi aprovada unanimemente pelos vereadores, após cobranças e protestos realizados por ativistas. Ainda é necessária uma segunda votação antes do prefeito assinar a lei. A proibição seria a partir de outubro deste ano para locais fechados de propriedade pública e em 2016 para eventos em locais abertos. Os eventos esportivos, como a maratona da cidade, foram excluídos destas restrições, uma vez que os atletas necessitam de muita hidratação.
Um dos vereadores lembrou que apenas na década de 90 que surgiu a indústria de água engarrafada, cujo faturamento atual é de US$ 60 bilhões por ano só nos Estados Unidos. Uma solução apontada é que a prefeitura aumente o número de estações de água em espaços públicos.
O projeto também foi alvo de críticas, em especial da indústria de garrafas plásticas. O argumento é que a medida não permite o consumidor escolher uma água mais saudável, como a mineral. Outros já dizem que a lei pode aumentar o consumo de refrigerantes ou outras bebidas enlatadas.
Mesmo sendo a primeira vez que uma cidade americana toma a iniciativa de inibir o comércio de água engarrafada, outras localidades tiveram atitude semelhante. É o caso da Universidade de Seattle, que proibiu o consumo da bebida no campus.
Comentários no Facebook