A instalação de sistemas de filtragem em caixas d’água vem se tornando comum em instalações comerciais, empresas e residências. É um sistema responsável por oferecer uma solução eficiente para a melhoria da qualidade da água, auxiliando na remoção de sedimentos, cloro, bactérias e outros contaminantes prejudiciais para a qualidade da água.
A Faz Forte preparou um guia prático com o passo a passo para a instalação correta de sistemas de filtragem em caixas d’água. Seguindo este guia, você desfrutará de uma água segura e limpa, proporcionando bem-estar e saúde para todos. Boa leitura!
Guia prático para instalação de sistemas de filtragem
Com os sistemas de filtragem em caixas d’água, é possível ter acesso a uma fonte segura e limpa de água potável. A seguir, confira este passo a passo detalhado sobre a instalação dos sistemas de filtragem em caixas d’água.
Escolha do sistema de filtragem
O primeiro passo é determinar qual o tipo de filtragem adequado para suas necessidades. Entre os principais filtros, estão:
- filtro de sedimentos;
- filtros de osmose reversa;
- filtros de carvão ativado.
Preparação e seleção do local para instalação do sistema de filtragem
Durante a preparação do reservatório de água, é feito um processo de limpeza para remover impurezas e detritos. Em seguida, é hora de escolher o local adequado para instalar o sistema de filtragem.
O recomendado é que o sistema seja instalado próximo à caixa d’água. Certifique-se de que há um bom espaço e acesso otimizado para as manutenções. É importante que a alimentação da água esteja desligada para realizar esses procedimentos.
Conexão do sistema à entrada de água e tubulações
Essa etapa envolve a fixação do sistema na parede ou chão para realizar conexões das tubulações de entrada e também saída da água. Para isso, é necessário conectar as tubulações de entrada e saída de água do sistema de filtragem para o reservatório de água.
Dica: utilize selantes firmes e apropriados para evitar vazamentos.
Testes de funcionamento
Após realizar a instalação, é importante fazer alguns testes para garantir um funcionamento adequado:
- Abra a válvula de entrada de água devagar e verifique se o filtro está funcionando.
- verifique também se a água passa pelo filtro e cheque se não há vazamentos.
Verifique a qualidade da água
Concluída a instalação, chegou o momento de checar se o sistema está operando de maneira correta, proporcionando o fornecimento de água limpa e segura.
Alguns sistemas de filtragem exigem uma pré-filtragem, para assim remover as partículas da água maiores antes de passar pelo filtro principal.
Tenha um cronograma de manutenção
Definir um cronograma de manutenção para o sistema de filtragem de maneira regular é necessário, seguindo sempre as orientações do fabricante. Neste cronograma, você pode incluir a substituição de filtros e cartuchos de filtragem conforme necessário e também a limpeza periódica do sistema.
Agora que você já sabe como é feita a instalação de sistemas de filtragem em caixas d’água, continue no blog da Faz Forte e conheça dicas práticas e essenciais para instalação de caixa d’água.
Comentários no Facebook