O começo do ano esta sendo chuvoso, e otimismo sobre a crise hídrica cresce, o sistema Cantareira já opera com capacidade de aproximadamente 29% da capacidade e sem o volume morto. Mas a falta d’água ainda atinge algumas residências em São Paulo e por que isso acontece?
O Superintendente da Sabesp concedeu uma entrevista ao telejornal da emissora globo explicando as causas do problema no abastecimento. Segundo Roberval Tavares, a crise não preocupa mais e os reservatórios já trabalham com capacidade normal novamente, e que a falta de água ocorre pela diminuição da pressão no horário entre as 23 hr e as 5 hr, mas o problema pode ser facilmente solucionado com a instalação de uma caixa d’água, o reservatório vai armazenar a água durante o dia, que abastecerá a residência no período em que a pressão é reduzida.
De acordo com o código brasileiro de edificações todas as construções comerciais e residências devem possuir uma caixa d’água com capacidade de armazenamento suficiente para suprir as necessidades de abastecimento no causo da falta de abastecimento.
Para manter o abastecimento garantido as torneiras devem ser ligadas a caixas d’água, assim a reserva fornecerá abastecimentos as residências e industrias.
Para famílias que não conseguem adquirir as caixas d’água elas são doadas para a instalação em residências.
Comentários no Facebook